top of page

O uso de Salto Alto pode causar varizes?

Isoladamente o fato de usar salto alto não causa varizes, é apenas um dos muitos mitos criados sobre esse tema. Mas atenção, usar salto alto associado a outros fatores de risco, pode sim, influenciar o aparecimento de varizes. Vamos entender o porquê. (lei também: “O que causa varizes? 6 principais fatores de risco”)


A contração dos músculos da perna, principalmente os que estão na panturrilha, são responsáveis pelo retorno do sangue venoso do pé em direção ao coração. (leia também: Exercícios Físicos Causam Varizes?). Qualquer fator que diminua esse retorno, acumulando sangue nas pernas, aumenta o risco e a evolução das varizes.


O uso de salto alto modifica a maneira de caminhar, limita a amplitude de movimento da articulação do tornozelo, diminuindo o trabalho da musculatura da panturrilha, o que leva a retenção de um maior volume de sangue nas pernas, facilitando o aparecimento de varizes.

Nas pessoas com varizes já diagnosticadas, o uso prolongado do salto, aumenta a velocidade de crescimento das varizes e piora os sintomas de peso, cansaço e inchaço nas pernas.


As mulheres que usam salto alto esporadicamente estão menos propensas a sofrer os efeitos negativos sobre a circulação venosa do que as que usam diariamente e por longos períodos, isso porque, estas estão mais expostas a esses efeitos negativos desse tipo de calçado.

Não existe uma recomendação definida da frequência segura do uso de salto alto, que pode variar de pessoa para pessoa, dependendo dos fatores de risco envolvidos.


A orientação é: pode continuar a usar, mas evitar o uso frequente e prolongado.


Existem maneiras simples de minimizar o efeito negativo do salto alto, as duas principais são:

  • O movimento de extensão e flexão do pé (movimento de acelerar o pedal do carro) pode ser feita discretamente, quando sentada no trabalho

  • Uso da meia elástica durante o período de uso do salto



Converse com seu cirurgião vascular para a correta orientação sobre o tratamento de varizes, métodos de prevenção e sobre o uso e tipo correto da meia de compressão elástica.

Especialista em Cirurgia Vascular e Endovascular pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV)


151 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page