Buscar
  • Dr. Diogo Pazello

O que causa varizes? Conheça os 6 principais fatores de risco.

Atualizado: Out 10

A causa normalmente é multifatorial, ou seja, as varizes podem surgir por diversos fatores diferentes.

Em alguns poucos casos um único fator pode ser o responsável, mas é a somatória de dois ou mais fatores o responsável pela maioria dos casos.



1- Predisposição Genética

Esse é o principal fator de risco para varizes. Se seus pais, avós ou tios sofrem com varizes, existe uma maior probabilidade de você apresentar o problema.


2- Sexo feminino

Mulheres apresentam mais varizes que homens. Os hormônios femininos, principalmente a progesterona, agem sobre as paredes das veias, tornando-as mais frágeis e favorecendo sua dilatação. Além disso, influenciam o funcionamento das válvulas responsáveis pelo retorno do sangue da perna para o coração (as válvulas evitam que o sangue retorne para a perna após ter subido em direção ao coração).


3- Sedentarismo

Ficar parada não ajuda, o exercício físico é um dos principais responsáveis pelo retorno do sangue da perna para o coração. A contração muscular que ocorre ao se exercitar, comprime a veia e empurra o sangue para cima.


4- Obesidade

O acúmulo de gordura na barriga provoca o aumento da pressão dentro do abdome, causando uma resistência ao retorno do sangue venoso da perna em direção ao coração.


5- Permanecer muito tempo em pé ou sentada

Se você não se movimenta o sangue circula menos nas pernas, somando-se a isso a força da gravidade que dificulta o retorno do sangue ao coração. E pior, na posição sentada, a veia atrás do joelho fica dobrada, que aumenta a resistência do fluxo do sangue.


6-Gravidez

São duas as causas principais. Primeiro, a atuação dos hormônios femininos circulando em grande quantidade. Segundo, o crescimento do útero, aumentando a pressão no abdome e comprimindo a veia cava, dificultando o retorno venoso.



Entender os fatores que causam varizes é a melhor forma para saber prevenir esse problema. Mudanças de hábitos e adotar uma rotina mais ativa e saudável podem diminuir os riscos de você desenvolver varizes.



Dr. Diogo Pazello

Especialista em Cirurgia Vascular e Endovascular pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV)

©  2020 Clínica e Cirurgia Vascular criado por Grupo Lloret

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon