top of page

Exercícios Físicos Causam Varizes?

Existem diversos mitos relacionados às varizes. A associação de exercício físico e o aparecimento de varizes é um deles. É muito comum os pacientes perguntarem se a prática de exercício físico mais intenso e a musculação podem lhes causar varizes.


Para responder esta pergunta é importante saber como funciona a circulação venosa (parte do nosso sistema circulatório onde aparecem as varizes). O sangue oxigenado chega até o pé pelas nossas artérias, através do bombeamento do coração. Após liberar o oxigênio aos tecidos, o sangue retorna ao coração pelo sistema venoso, vencendo a força da gravidade. Para vencer essa força existem dois principais mecanismos: a esponja plantar e a bomba muscular da panturrilha (batata da perna).


O tecido presente na planta do nosso pé funciona como uma esponja. Conforme caminhamos, nós comprimimos esta esponja e impulsionamos o sangue venoso para cima.

O segundo mecanismo depende da contração e relaxamento da musculatura da panturrilha , comprimindo as veias e impulsionando o sangue em direção ao coração. A panturrilha é também conhecida como o coração da perna.


Entendendo esses dois mecanismos, fica fácil compreender por que o exercício físico não é o responsável pelo aparecimento de varizes/varicoses, mas justamente ao contrário. Além de prevenir o seu aparecimento, ele diminui a velocidade de crescimento das varizes naquelas pessoas que já a possuem e ameniza os sintomas relacionados às já existentes (dor, peso, cansaço e inchaço das pernas e pés).


Exercícios que ajudam na prevenção das varizes:

  • Alongamento

  • Caminhada/Corrida

  • Ciclismo

  • Hidroginástica

  • Natação

  • Musculação

  • Pilates

***Importante salientar que a prática de musculação de alta intensidade, como as realizadas por fisiculturistas, podem estar relacionadas ao aparecimento e piora das varizes devido ao aumento da pressão intra-abdominal durante o levantamento de peso excessivo.


Portanto, além de melhorar a circulação venosa nas pernas, exercícios físicos, melhoram o condicionamento cardiovascular que significa uma melhor qualidade de vida para os praticantes.



Dr. Diogo Pazello

Especialista em Cirurgia Vascular e Endovascular pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV)

263 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page