Buscar
  • Dr. Diogo Pazello

Pessoas com mais de 70 anos devem tratar as varizes?

Muitos fatores podem influenciar o surgimento de varizes, entre eles a idade, podendo chegar a 70% das pessoas com mais de 70 anos. O aumento da idade leva ao processo de “desgaste” natural do corpo, a perda do tônus (força) muscular e do tecido subcutâneo.




É necessário tratar essas varizes?

As varizes normalmente causam dores nas pernas, queimação, fadiga, sensação de peso nas pernas e/ou inchaço. Esses sintomas além de desconfortáveis, atrapalham a qualidade de vida e impedem outras atividades, como as caminhadas, por exemplo.



Outra questão muito importante é o risco de trombose e embolia decorrentes de varizes não tratadas, leia mais sobre o assunto no post: “Varizes, trombose e embolia, tem alguma relação?”. Além disso, varizes calibrosas levam a alterações na pele, gerando lesões, que podem predispor a infeccões (erisipela) e/ou aparecimento de úlceras varicosas.


Tratar as varizes pode ser perigoso para quem tem mais de 70 anos?

A maioria dos procedimentos para tratamento de varizes são pouco invasivos e de baixo risco, mas é o médico vascular quem pode definir o risco de realizar ou não o tratamento e qual deles é o mais indicado de acordo com cada paciente, o quadro clínico e o tipo de varizes.



Normalmente a recuperação após tratamento é rápida, mesmo em pessoas com mais idade, podendo retornar as atividades corriqueiras em alguns dias.

Se você tem mais de 70 anos ou conhece alguém próximo que tenha e que esteja com problemas decorrentes de varizes, não adie mais e consulte seu médico cirurgião vascular.



Dr. Diogo Pazello

Especialista em Cirurgia Vascular e Endovascular pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV)

79 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

©  2020 Clínica e Cirurgia Vascular criado por Grupo Lloret

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon