Buscar
  • Dr. Diogo Pazello

Comprimidos e cremes para varizes funcionam?

Não é incomum para quem navega na internet se deparar com anúncios de medicações incríveis que solucionam a obesidade, rugas e varizes, por exemplo. Mas será mesmo verdade? Será que existe algum remédio milagroso que os médicos querem esconder?


Como você já deve suspeitar, não existe, é uma falsa promessa, como muitas outras que circulam livremente e impunimente pela internet e redes de bate papo. Vamos entender o porquê eles não funcionam.


1 – Varizes não voltam a ser vasos saudáveis

Uma vez que se tem uma varizes ou varicose, o único meio de solucionar é eliminando-a, através de procedimentos de esclerose ou extração cirúrgica, feita por um cirurgião vascular. Na medicina ainda não existe nenhum fármaco (remédio) ou procedimento capaz de reverter uma veia dilatada para um vaso saudável novamente, e se existisse, como médico vascular, posso lhe garantir que seria minha primeira opção de tratamento.


2 – Remédios para prevenção de varizes

Prevenir varizes com remédios, fitoterápicos ou cremes tem pouca ou quase nenhuma eficácia comprovada. Mudança de hábitos de alimentação e exercícios físicos tem resultados muito superiores e mesmo assim, não totalmente eficazes. Diversos fatores são responsáveis pelas varizes, principalmente a genética, e mesmo quem leva uma vida saudável, mas tem o componente genético presente, tem probabilidade de apresentar varizes.


Outra questão é a formulação desses remédios e fitoterápicos, que dependendo da condição clínica do paciente pode agravar alguma doença pré-existente, devido ao efeito colateral dos seus componentes. Por isso, diabéticos, renais crônicos, cardiopatas, atenção; procure seu médico para analisar a formulação antes de tomá-los.


3 – Remédios para aliviar os sintomas de varizes

Importante ressaltar que, medicações e cremes para varizes, tem sim sua função, principalmente no combate aos sintomas das varizes (dor e inchaço). Eles nunca são usados para acabar com as varizes, mas sim para trazer uma melhor qualidade de vida ao paciente, diminuindo a sensação de peso, queimação e cansaço nas pernas.


Não se deixe levar por soluções “milagrosas”, consulte o seu cirurgião vascular, ele tem o conhecimento para te auxiliar no tratamento adequado. Uma consulta pode prevenir problemas mais sérios e desconfortos, além de evitar gastos desnecessários.


Dr. Diogo Pazello

Especialista em Cirurgia Vascular e Endovascular pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV)

©  2020 Clínica e Cirurgia Vascular criado por Grupo Lloret

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon