top of page

Varizes, trombose e embolia, tem alguma relação?

Apesar de muitas pessoas não associarem varizes com trombose e embolia pulmonar elas tem sim relação. Isso porque as varizes podem dificultar o retorno venoso, deixando o sangue mais tempo parado na perna, predispondo a formação de trombos e até mesmo levando a uma embolia pulmonar.



O que é Trombose?

A trombose é quando o sangue coagula no interior do vaso sanguíneo impedindo o fluxo normal de sangue dentro das veias ou das artérias que integram o sistema circulatório. A trombose pode ser venosa ou arterial (dependendo do seu local de formação). Quando o sangue coagula dentro das varizes (sistema venoso superficial) ela é chamada de tromboflebite superficial. Quando a veia afetada fizer parte do sistema venoso profundo (veias mais calibrosas e com maior fluxo de sangue) denomina-se trombose venosa profunda.



O que é Embolia?

O trombo formado dentro do sistema venoso pode se desprender e se deslocar pela corrente sanguínea subindo em direção aos pulmões, ocluindo a circulação pulmonar, evento chamado de embolia pulmonar aguda. Ou seja quando esse trombo chega ao pulmão bloqueia a passagem de sangue para um segmento do tecido pulmonar.



Em muitos casos, o tratamento de varizes não é somente estética, e sim uma questão de saúde. A associação de varizes com outros fatores podem aumentar bastante o risco de trombose venosa profunda e embolia pulmonar. O ideal é procurar o cirurgião vascular ao aparecer as primeiras varizes para orientações e possível tratamento, evitando que se tornem um problema mais grave.


Especialista em Cirurgia Vascular e Endovascular pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV)

335 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page