top of page

5 Dicas para evitar varizes



Como sempre dizemos neste blog varizes tem causa multifatorial, ou seja, são diversos fatores combinados que provocam seu surgimento. Por isso, não há uma solução definitiva, mas as dicas abaixo podem ajudar a evitar ou retardar o aparecimento de varizes.


1 – Exercício para panturrilha



Os exercícios mais procurados, principalmente pelas mulheres, focam em partes do corpo como os glúteos e abdômen, mas se você tem pré-disposição ou varizes incipientes pode acrescentar na sua rotina o exercício para a panturrilha. Essa parte da perna é responsável em ajudar o sangue que está nos membros inferiores a retornar para cima (retorno venoso), por isso ela recebe um apelido carinhoso de “coração da perna”. Fortalecer esse músculo ajuda bastante a circulação e pode ajudar a evitar varizes.


2 – Evite a ociosidade



Se depois de uma semana de trabalho, tudo o que você quer é descansar e se jogar no sofá e só sair de lá na segunda-feira de manhã, segue mais um motivo para não fazer. A ociosidade faz com que a circulação do sangue diminua e propicia o acúmulo de gordura (aumento de peso), dois fatores de risco para o surgimento de varizes. O conselho não é novo, mas uma caminhada ou praticar algum esporte, pode ajudar a evitar alguns fatores de risco para varizes, além de fazer bem para a saúde como um todo. Com o tempo os exercícios te deixarão mais disposta ao acordar e não precisará mais tanto do sofá.


3- Crie uma rotina no trabalho



Passar muito tempo em pé ou sentada no trabalho pode prejudicar a circulação do sangue. Quando estamos sentados ou em pé, a força da gravidade dificulta o retorno venoso, além disso durante o período sentado, a veia fica “dobrada” atrás do joelho, criando uma barreira ao retorno do sangue. A dica é criar uma rotina que ajude o sangue circular. Use o celular e agende alarmes para que de hora em hora faça uma pequena caminhada. Se não for possível, faça de 30 em 30 minutos o movimento de “acelerar o carro” cerca de 30 vezes.


4 – Roupas mais largas e confortáveis



Se você gosta de roupas justas na cintura e quadril é bom saber que elas também podem atrapalhar a circulação. As vezes mudar um estilo ou gosto pessoal é muito complicado, por isso o conselho é sempre que for possível use roupas mais largas e confortáveis e quando for usar roupas justas dê preferência por tecidos que permitem maior mobilidade.


5- Meias de compressão



Meias compressivas aplicam uma compressão controlada nas pernas que auxiliam a circulação venosa. Em alguns casos podem ajudar a evitar o aparecimento de varizes, como durante a gravidez por exemplo. Em outras situações são utilizadas como prevenção de trombose venosa, como no pós-operatório e viagens longas. Na maioria das vezes são utilizadas para evitar o crescimento rápido das varizes já existentes e no controle da dor e inchaço das pernas. É importante saber que para cada caso e cada pessoa um tipo de meia específico deve ser usado, por isso não use sem a recomendação médica de um especialista. O uso errado pode não auxiliar e ainda ser prejudicial causando efeitos colaterais indesejáveis.


Especialista em Cirurgia Vascular e Endovascular pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV)

197 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page