top of page

Tratamento de Varizes: Escleroterapia com Glicose (Aplicação).

“A Seca vasinhos”


Muito utilizado pelos cirurgiões vasculares, a Escleroterapia com Glicose é um dos principais procedimentos no tratamento de varizes. É realizada a aplicação de uma solução líquida hipertônica (concentrada) de 50% a 75% de glicose diretamente na veia varicosa, causando a esclerose (fechamento) da mesma, possibilitando sua reabsorção pelo organismo.


Por ser um procedimento não cirúrgico, normalmente é realizado na própria clinica. Eventualmente, pode ser realizado no centro cirúrgico, após a cirurgia de varizes, aproveitando a anestesia realizada para o procedimento principal.



Antes de iniciar o tratamento um profissional devidamente qualificado (cirurgião vascular) irá fazer uma avaliação clinica e a realização de exames complementares se necessário (Ultrassom Doppler), para junto com o paciente decidir qual o melhor procedimento a ser utilizado. Existem diversas técnicas e diversas soluções para a realização de escleroterapia, cada uma com suas vantagens e desvantagens. Por isso é importante uma conversa detalhada com seu cirurgião vascular, que vai escolher a técnica baseada nas suas expectativas , alcançando assim o resultado esperado. Normalmente opta-se por aplicação de glicose para os vasos de menor calibre (aquelas varicoses roxas), reservando a espuma de polidocanol (esclerosante mais potente) pra veias reticulares ou varizes mais calibrosas.



O número de aplicações varia de caso para caso dependendo de diversos fatores (principalmente a quantidade e o calibre das veias), podendo ser de 1 a 6 sessões, a média em nossa clínica é de 3 sessões.

Na maioria dos casos, não existe contra-indicação à escleroterapia com glicose em pacientes com Diabetes. Importante avisar o seu medico desta condição.

Marque uma consulta com um cirurgião vascular para uma avaliação e verificar a possibilidade do tratamento com glicose.



Especialista em Cirurgia Vascular e Endovascular pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV)

383 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page