top of page

5 respostas para as perguntas que todo mundo quer saber sobre varizes



1 Varizes só aparece em gente idosa?



A resposta é não. As varizes são mais comuns em idades avançadas, mas elas podem aparecer em qualquer idade. Lembre-se que a idade é um dos fatores de risco para varizes, mas não o único fator determinante.


2 Varizes são perigosas a saúde?



Na maioria dos casos não, mas quando se tornam muito calibrosas (grossas) aumenta o risco de trombose, que pode ocasionar consequências graves e potencialmente fatais como a embolia pulmonar. Também podem diminuir consideravelmente a qualidade de vida, predispondo a ulceras de difícil cicatrização.


3 Minha mãe e minha avó têm varizes eu vou ter também?



Existe uma grande probabilidade, mas a genética não é o único fator determinante do aparecimento de varizes. Geralmente a soma de fatores de risco é que causam as varizes. Vamos lembrar dos principais: idade, aumento de peso, sedentarismo, permanecer muito tempo em pé ou sentada e gestação.


4 Varizes só aparece em mulheres?



Não, ela é mais comum em mulheres, principalmente devido aos fatores de risco. Mulheres tendem a procurar ajuda mais cedo, enquanto os homens postergam o problema. Mulheres tendem a procurar ajuda mais cedo, principalmente devido a preocupação estética, por isso acabamos atendendo muito mais mulheres que homens no consultório.


5 Deixar a perna para cima evita varizes



Deixar a perna para cima evita varizes? Essa medida isoladamente não previne as varizes (somente se ficarmos o dia todo com as pernas para cima). Pessoas que já são portadoras de varizes podem desacelerar o seu crescimento ou diminuir os sintomas adotando essa postura. Mas sabemos que com a correria do dia a dia é quase impossível ficarmos deitados ou sentados o dia todo. Quando possível é bom levantarmos as pernas, mas existem outras medidas mais eficientes e mais realistas para serem adotadas.


Especialista em Cirurgia Vascular e Endovascular pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV)


156 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page